O espaço

O que é o espaço, do que se alimenta e com quem se relaciona.

O que é o espaço


“ [...] o espaço é uma tela em branco, que pode ter tantas dimensões quanto forem necessárias, na qual organizamos objetos e pessoas, virtuais ou reais [...]"

Lembro-me de quando criança olhar ao redor do estoque da antiga loja da minha avó e pensar em pintar as paredes e estabelecer um novo sistema de organização para as peças de roupas que se amontoavam em pilhas sobre um antigo sofá e dentro de um guarda-roupas sem portas. Eu queria avidamente interferir no espaço. Ainda nessa semana me peguei várias vezes olhando as paredes da casa da minha avó, onde incontestáveis patologias inerentes à umidade se apresentam sem a menor cerimônia e me fazem querer eliminar o problema com as minhas próprias mãos. Fui sempre defensora da ideia de que o quarto tem que combinar com o humor e é perfeitamente normal mudar a disposição dele com alguma frequência, mesmo que isso signifique um tropeção ou outro enquanto o cérebro ainda sofre para se acostumar com a mesinha que antes ficava perto da janela e agora se localiza ao lado da porta. Porém, mesmo com toda essa trajetória de "intercessora do espaço", somente recentemente eu passei a pensar mais sobre uma definição para espaço. Afinal, não se sai por ai pedindo para ninguém mudar os brincos sem nem ao menos tentar conhecer a pessoa. Hoje eu vejo que o espaço é uma tela em branco, que pode ter tantas dimensões quanto forem necessárias, na qual organizamos objetos e pessoas, virtuais ou reais, para servirem a um propósito específico normalmente buscando uma experiência otimizada para os seus habitantes.

Do que se alimenta o espaço

Desse modo, enquanto a configuração do espaço proporcionar um boa experiência, do ponto de vista racional e emocional o espaço se alimentará da satisfação dos seus usuários. Por outro lado, quando a configuração espacial não estiver mais na sua melhor versão, então o espaço se desnutrirá ao ponto de se extinguir e dar lugar ao novo.


Com quem o espaço se relaciona


“[...] o espaço está sempre se relacionando com quem quer que nele esteja habilitado a viver o que ele propõe [...]

Assim, o espaço está sempre se relacionando - e buscando ocasionar a melhor experiência nessa relação - com quem quer que nele esteja habilitado a habitá-lo. Por exemplo, uma sala de descanso é para descansar, mas nem todos podem descansar na sala de descanso para funcionários de uma determinada empresa privada.


Inspire-se

O espaço onde você está nesse momento, atende suas necessidades da melhor maneira possível? Viver melhor também pode significar repensar os seus espaço.


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Isabelle de Campos e esse é o meu espaço para mostrar como eu vejo e vivencio a engenharia civil.

Fique por dentro de todos os posts

  • Instagram

Compartilhe a sua opinião

© 2021 por Maria vai sem as outras. Orgulhosamente criado por Isabelle de Campos