O espaço
O que é o espaço, do que se alimenta e com quem se relaciona.

O que é o espaço
“ [...] o espaço é uma tela em branco, que pode ter tantas dimensões quanto forem necessárias, na qual organizamos objetos e pessoas, virtuais ou reais [...]"
Lembro-me de quando criança olhar ao redor do estoque da antiga loja da minha avó e pensar em pintar as paredes e estabelecer um novo sistema de organização para as peças de roupas que se amontoavam em pilhas sobre um antigo sofá e dentro de um guarda-roupas sem portas. Eu queria avidamente interferir no espaço. Ainda nessa semana me peguei várias vezes olhando as paredes da casa da minha avó, onde incontestáveis patologias inerentes à umidade se apresentam sem a menor cerimônia e me fazem querer eliminar o problema com as minhas próprias mãos. Fui sempre defensora da ideia de que o quarto tem que combinar com o humor e é perfeitamente normal mudar a disposição dele com alguma frequência, mesmo que isso signifique um tropeção ou outro enquanto o cérebro ainda sofre para se acostumar com a mesinha que antes ficava perto da janela e agora se localiza ao lado da porta. Porém, mesmo com toda essa trajetória de "intercessora do espaço", somente recentemente eu passei a pensar mais sobre uma definição para espaço. Afinal, não se sai por ai pedindo para ninguém mudar os brincos sem nem ao menos tentar conhecer a pessoa. Hoje eu vejo que o espaço é uma tela em branco, que pode ter tantas dimensões quanto forem necessárias, na qual organizamos objetos e pessoas, virtuais ou reais, para servirem a um propósito específico normalmente buscando uma experiência otimizada para os seus habitantes.
Do que se alimenta o espaço
Desse modo, enquanto a configuração do espaço proporcionar um boa experiência, do ponto de vista racional e emocional o espaço se alimentará da satisfação dos seus usuários. Por outro lado, quando a configuração espacial não estiver mais na sua melhor versão, então o espaço se desnutrirá ao ponto de se extinguir e dar lugar ao novo.
Com quem o espaço se relaciona
“[...] o espaço está sempre se relacionando com quem quer que nele esteja habilitado a viver o que ele propõe [...]”
Assim, o espaço está sempre se relacionando - e buscando ocasionar a melhor experiência nessa relação - com quem quer que nele esteja habilitado a habitá-lo. Por exemplo, uma sala de descanso é para descansar, mas nem todos podem descansar na sala de descanso para funcionários de uma determinada empresa privada.
Inspire-se
O espaço onde você está nesse momento, atende suas necessidades da melhor maneira possível? Viver melhor também pode significar repensar os seus espaço.